quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Por que aprender inglês instrumental?


Um curso de inglês instrumental pode facilitar, e muito, a vida de vários vestibulandos, concurseiros, acadêmicos e profissionais em geral, veja o porquê.


Os Estados Unidos, após a segunda guerra mundial, em 1945, obteve uma grande expansão nas atividades científicas, técnicas e econômicas no âmbito internacional. Tal expansão foi dominada por duas forças que unificavam o mundo: que foram a tecnologia e o comércio, cujos progressos, logo geraram a necessidade de uma língua internacional. Logo, o poder econômico dos Estados Unidos exigia que pessoas de todo o mundo aprendessem inglês, mas não por prazer ou para adquirir prestígio, e sim porque o Inglês passava a ser a chave da circulação internacional da tecnologia e do comércio. Dessa forma, tornou-se imprescindível a aprendizagem dessa língua para fins específicos e assim tem ocorrido até os dias atuais.

Muitos são os profissionais que lidam todos os dias com textos, artigos e manuais de instrução escritos em inglês, nas mais variadas áreas de atuação. Contudo, muitas deles possuem dificuldades para entender tal leitura - ou porque não têm conhecimento algum do idioma, ou por não ter conhecimento suficiente para entender o que ali está escrito. Somado a isso, outro obstáculo comum é o desconhecimento de técnicas de leitura.

A boa notícia para esses profissionais é que entender um texto em outro idioma não requer fluência total. Com o aprendizado de algumas expressões-chave, aliadas às técnicas de leitura, é possível entender até 90% do que se lê, sem a necessidade de consultas à dicionários ou a tradutores.

Uma característica dessa abordagem é que a língua não é ensinada com um fim em si mesma, mas como um meio para se alcançar uma finalidade específica. Há uma seleção de itens a serem ensinados de acordo com os propósitos do curso. No que se refere ao vocabulário, não é a quantidade de palavras que o aluno conhece que é relevante, mas o uso de estratégias que o auxiliem a compreender o significado dos vocábulos desconhecidos.

Nesse contexto, o professor não é mais uma autoridade e sim um orientador. As estratégias ensinadas devem estimular a solução de problemas, facilitando, dessa forma, o entendimento.

Fonte: http://www.ucg.br/news/artigos.htm, adaptado pela professora de língua inglesa da escola Oficina de Estudos, Synara Rosa de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário